O que é

O Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), localizado na Rua Desembargador Westphalen, 2.005, Rebouças, é a sede do Departamento de Prática Jurídica do Curso de Direito, e, em suas dependências, os alunos vivenciam a prática jurídica em suas mais variadas formas, incluindo-se a prática jurídica simulada e a prática real.

Por sua reconhecida tradição no mundo jurídico e acadêmico, a sede do NPJ tem a denominação de “Escritório-Modelo José Salvador Ferreira”.

Nele estão instalados três Laboratórios de Informática, duas salas de aula, sala da Chefia do Departamento, Sala de Advogados, Secretaria, gabinetes para atendimento individualizado, Recepção e uma sala para a assistente social, estrutura projetada para proporcionar prática jurídica simulada e real de excelência aos estudantes do Curso de Direito, com apoio de professores e advogados especializados.

Na prática simulada, o aluno tem a oportunidade de estudar casos concretos e apresentar uma solução, elaborar peças processuais sobre os mais variados temas, reforçando-se o conteúdo teórico das disciplinas do curso, por meio de aplicação prática.

Na prática real, além do acompanhamento de processos em andamento, ofertam-se serviços de advocacia à comunidade carente, desde a interposição da medida judicial até sua final decisão, sem a cobrança de custas processuais e honorários advocatícios, observando-se os critérios para a concessão de Assistência Judiciária Gratuita. Nessas atividades, os alunos são acompanhados por professores, que os supervisionam durante o atendimento e elaboração das peças processuais.

O NPJ conta ainda com um corpo de advogados especializados, responsáveis pelos processos depois da propositura, e, no exercício de suas funções, realizam audiências e fazem o atendimento aos assistidos com processos já em andamento.

Objetivo

Coordenar todas as atividades das disciplinas práticas do Curso de Direito, orientando o corpo discente na realização da prática jurídica em todas as possibilidades desta.

O que faz

Propicia o aprendizado prático das disciplinas constantes do currículo do Curso de Direito, consistentes em atividades de prática simulada e de prática real.
Presta assistência jurídica gratuita à população carente em todas as áreas.

Realiza atividades de cunho social, com vistas a atender às necessidades da comunidade em que se insere.

Como receber atendimento pelo NPJ

Para atendimento pelos alunos e professores, os interessados são recebidos, primeiramente, pela assistente social, que em entrevista busca distinguir os casos de assistência jurídica dos de social e enquadrá-los nos critérios de atendimento do NPJ: o interessado deverá residir em Curitiba e possuir renda mensal não superior a 3 (três) salários mínimos, conforme os critérios para concessão de Assistência Judiciária Gratuita pelo Poder Judiciário.

O NPJ atua nas seguintes áreas: Direito Civil de Família (pensão alimentícia, separação judicial, divórcio, regulamentação de visitas, medidas cautelares, interdição, etc.), sucessões (inventários, partilhas, arrolamentos), ações cíveis em geral (reparação de danos e cobrança), Direito do Trabalho, Direito Penal e Direito Previdenciário.

Quem busca atendimento, portanto, deve dirigir-se ao NPJ e ser entrevistado inicialmente pela assistente social.

Serviços à comunidade

Além de prestar assistência jurídica gratuita à população carente, o NPJ realiza outras atividades de cunho social.

POLO AVANÇADO: regularmente são realizadas audiências na sede do NPJ, com a presença de juiz da Vara de Família. O objetivo desse convênio é agilizar o atendimento aos clientes, realizando-se as audiências na sede do NPJ. Havendo acordo, os clientes já saem da audiência com todos os documentos necessários (mandado de averbação, ofício para desconto de pensão, etc.).

Participação em mutirões e eventos externos, com a presença de professores, alunos e advogados do NPJ.

Localização e horário de atendimento

Rua Desembargador Westhphalen, 2.005, Rebouças

CONTATO   |  E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
                                      Telefones: +55 41 3213-8820

Horário de atendimento:

2ª a 6ª-feira das 8 às 12 horas e das 14 às 22h15 / sábados das 8 às 12 horas

Formas de Ingresso

Processo Seletivo Agendado

Processo Seletivo por meio do ENEM

Processo Seletivo de Transferência

Processo Seletivo para Portadores de Diploma

Processo Seletivo por Aproveitamento de Processos Anteriores


Inscreva-se

Ato Normativo: Portaria MEC 265/2017 
Coordenação: Prof. José Mario Tafuri
Duração: 5 anos
Turno: Matutino e Noturno
Local: Câmpus Milton Vianna Filho
Modalidade: Bacharelado

 

Conecte-se ao Curso:

icon facebook lateral    /direito.unicuritiba

icon fala direito    unicuritibafaladireito.blogspot.com.br

 

E-mail da Coordenação:

coord.direito@unicuritiba.edu.br

 

 

 

Veja como é ser um aluno UNICURITIBA, na visão dos próprios alunos.

 

Links Interessantes

 

Conceito 5 selo oab selo melh univers