Entre 14 e 22 de novembro, o Prof. Marco Aurélio Nunes da Silveira, coordenador do Curso de Criminologia e docente da Graduação em Direito do UNICURITIBA, lecionou a disciplina Sistemas Jurídicos Contemporâneos, como docente convidado, no Doutorado Internacional em Ciências Penais da Universidad San Carlos de Guatemala (USAC), na Guatemala.

De acordo com o Prof. Marco Aurélio, ele é convidado para ministrar aulas anualmente no Programa de Pós-Graduação stricto sensu. “Trata-se de um Doutorado único na América Latina, pois o corpo docente é formado exclusivamente por professores estrangeiros, de vários países latino-americanos e europeus. Assim, os doutorandos guatemaltecos têm aulas com professores argentinos – como o principal criminólogo da América Latina, Eugenio Raúl Zaffaroni –, brasileiros, mexicanos, alemães, espanhóis, entre outros”, detalha.   

“A Guatemala é muito bonita e o povo é hospitaleiro e acolhedor. Os doutorandos são dedicados e a iniciativa da Universidad San Carlos de oferecer ao meio jurídico do país um curso de nível tão elevado merece grandes elogios. Para mim, como professor, as oportunidades de troca de conhecimento têm sido muito enriquecedoras, inclusive pelo fato de que a Guatemala tem um código processual penal mais moderno do que o brasileiro. Por pesquisar o tema das reformas de justiça criminal na América Latina, a experiência é muito valiosa”, complementa o Prof. Marco Aurélio.

Na ocasião, o coordenador também participou de uma banca de defesa de tese doutoral.

A USAC é a mais antiga universidade da Guatemala e uma das mais antigas do continente americano (1676).