Em setembro, alunos dos cursos de Marketing e Publicidade e Propaganda (PP) do UNICURITIBA participaram do projeto voluntário Adote Uma Causa, destinado a estudantes da área de comunicação. Realizado pelo Instituto GRPCOM, em parceria com a RPC e demais empresas do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), o objetivo final do programa é desenvolver uma campanha destinada a uma causa social.

Em O Adote Uma Causa é como um projeto de extensão, com módulos presenciais e à distância, visitas técnicas e leituras recomendadas. O “trabalho final” é a campanha, que deve ser elaborada em grupos.

De acordo com Mariane Maio, gestora do projeto, o “Adote” é uma ótima maneira dos acadêmicos colocarem em prática os conhecimentos adquiridos na faculdade. Além disso, eles conseguem se aproximar do terceiro setor e do maior grupo de comunicação do Paraná. É também uma excelente possibilidade de networking para os estudantes.

Vinicius Almeida Martines está no 6º Período de PP e conta que as duas últimas semanas foram repletas de aprendizado e muita correria. “Participar do Adote Uma Causa me proporcionou não só o contato com profissionais do mercado, como também compartilhar conhecimento entre estudantes de várias universidades de Curitiba, todos trabalhando em prol de uma causa social que merece nossa atenção. Foram semanas intensas que com certeza me fizeram crescer pessoal e profissionalmente”.

A aluna Giovana Miketen Abrão, do 2º Período de PP, disse que o projeto ultrapassou todas as suas expectativas. “Não só tive muitas experiências incríveis que me agregaram muito profissionalmente e academicamente, mas para a vida. Aprender sobre o terceiro setor me abriu novos horizontes, além de ter conhecido estudantes de outros cursos e universidades que se tornaram grandes amigos! Foram 18 dias intensos e de muita correria, mas que vou lembrar para sempre com muito carinho”.

Estudante do 2º Período de Marketing, João Paulo Rocha Chepluski afirma que foi uma oportunidade de aprender, tanto com alunos quanto com profissionais, obtendo uma experiência imersiva no mercado de atuação. “Coloquei em prática muitos conceitos vistos em sala de aula e outros bastante diferentes para mim. Todo o processo de desenvolvimento foi bastante pensado em equipe e a partir daí, determinamos o que cada um faria, de acordo com a aptidão. Foi muito gratificante fazer todo esse trabalho em prol de um bem maior, ajudando OSC’s a ganhar mais visibilidade, e gerando empatia pelas causas sociais”.

O Adote Uma Causa disponibilizou 40 vagas para a capital paranaense, das quais 3 alunos do UNICURITIBA representaram a Instituição.