Em 2017, o UNICURITIBA, por iniciativa do Programa de Mestrado em Direito Empresarial e Cidadania e com o apoio do Núcleo de Relações Internacionais (NURI), assinou um acordo de dupla titulação de estudantes do Mestrado do UNICURITIBA e do Máster em Derecho de Daños, da Universidade de Girona (UdG), na Espanha.

Eduardo Reiner é terceiro aluno a participar do programa de dupla titulação e foi para a UdG em janeiro de 2019. “A estrutura e os professores são ótimos. A biblioteca é muito boa. Os professores são extremamente capacitados. É uma experiência muito enriquecedora. Meus colegas são de diferentes países: México, Colômbia, Argentina, Bolívia, Peru e Espanha”, conta.

De acordo com Reiner, sua pesquisa é sobre reformas trabalhistas, tanto da Espanha (2012) quanto do Brasil (2017), pois são muito parecidas. “A reforma da Espanha serviu de base para a reforma do Brasil. A ideia é avaliar se houve ou não o aumento de produtividade, se houve ou não a precarização das relações de trabalho e qual o papel da inspeção do trabalho nesse contexto, sempre fazendo o comparativo entre Brasil e Espanha”, explica.

Eduardo acredita que realizar o programa de dupla titulação é extremamente importante porque abre horizontes e oportunidades. “É fundamental para que se possa, de fato, fazer uma pesquisa e um estudo acadêmico. Essa comparação com outros países é muito relevante, o que chamamos de direito comparado e situações fáticas comparadas”, afirma.

Eduardo Reiner permanece estudando na Universidade de Girona até abril de 2019.