O IV Congresso Luso-Brasileiro de Direito Empresarial e Cidadania, realizado pelo Programa de Mestrado do UNICURITIBA, em parceria com o Instituto Silvio Meira (ISM), de 6 a 8 de junho, trouxe, entre outros convidados renomados, a jurista, professora e autora Maria Helena Diniz. O evento teve como tema a “Homenagem ao Centenário do Jurista Silvio Meira”.

A abertura do congresso contou com a palestra da Profª Maria Helena Diniz, que falou sobre “As antinomias jurídicas e a polêmica do diálogo das fontes”. A professora abrilhantou o evento com sua presença após muitos anos sem realizar palestras para um grande público. Além da conferência de abertura, a professora participou do evento como um todo e ministrou fala no encerramento das atividades.

Três exposições importantes marcaram o encerramento do IV CONLUBRADEC: o Ministro da Justiça e Segurança Pública, e docente do Programa de Mestrado do UNICURITIBA, Prof. Sérgio Moro, discorreu acerca do “Combate à Corrupção e a Lei Anticrime”; o deputado federal, presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados e egresso do Curso de Direito do UNICURITIBA, Felipe Francischini, tratou do “Papel da CCJ no controle da constitucionalidade e legalidade das proposições”; e o assessor da Procuradoria-Geral de Justiça, Eduardo Cambi, ministrou o tema “Whistleblowing no Projeto Anticrime”.

Foram três dias de imersão com painéis que abordaram diversos conteúdos em profundidade no que diz respeito ao Direito Empresarial e Cidadania. Dentre os grandes juristas nacionais e internacionais, destaca-se a presença dos professores de Portugal: Profª Irene Maria Portela, Prof. Raimundo Neto e Profª Elizabeth Accioly.

Lançamentos de livros
Diversos lançamentos de livros marcaram o congresso. Autores de best seller em suas respectivas áreas do Direito, como Celso Fiorillo, Sidney Guerra, Clayton Reis, Miguel Kfouri Neto, Luiz Eduardo Gunther, dentre outros, não só palestraram como coordenaram Grupos de Trabalho.

É importante ressaltar o lançamento do livro do Prof. Horácio Wanderley Rodrigues, que trata sobre a metodologia do ensino na área do Direito.

Houve também a estreia da obra a respeito das tragédias de Mariana e Brumadinho, uma coletânea organizada pelos professores Viviane Coêlho de Séllos-Knoerr e Luiz Eduardo Gunther, que conta com a participação de juristas das mais diversas regiões do Brasil e trata dos aspectos jurídicos e sociais dessas tragédias socioambientais.

Grupos de Trabalho
A 4ª edição do CONLUBRADEC teve aproximadamente 150 trabalhos aprovados e apresentados, contando com estudantes e pesquisadores de diversos estados, como Amazonas, Sergipe, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Rio Grande de Sul, com destaque para a delegação mineira, enviada pela Escola Superior Dom Helder Câmara, de Belo Horizonte.