Conhecer uma instituição de Ensino Superior internacional por meio de um intercâmbio é o sonho de muitos estudantes. É a oportunidade de adquirir conhecimento não apenas nos estudos, mas também em outras culturas, outros idiomas.

Algumas IES oferecem essa possibilidade a seus alunos, como é o caso do UNICURITIBA. Além dos intercâmbios para estudantes da Graduação, a instituição inovou ofertando essa oportunidade aos alunos do Programa de Pós-Graduação. Um grupo de alunos viajou no mês de janeiro para Portugal, onde puderam cursar um módulo da Especialização em Direito e Relações Internacionais, na Universidade de Coimbra (UC).

A oportunidade surgiu após o Núcleo de Relações Internacionais (NURI), firmar um convênio com a universidade portuguesa. A programação contou com atividades nas áreas de Direitos Humanos e Direito Internacional, além de possibilitar uma ampla visão da realidade jurídica europeia e internacional.

A aluna Nayara Regina G. Bacanof participou da viagem e falou sobre como foi a experiência: "O UNICURITIBA me proporcionou uma das melhores experiências de minha vida: minha primeira viagem ao exterior. A finalidade foi o estudo de um tema relativamente novo e muito discutido atualmente em nossa área: os direitos humanos. Cursar um módulo internacional da Pós-Graduação em uma das mais conceituadas universidades de Direito do mundo foi exuberante e ao mesmo tempo desafiador. A dedicação do UNICURITIBA em promover esta experiência a seus alunos o diferencia, sem sombra de dúvidas, de todas as demais instituições do ramo. "

Outra aluna, Luara Mendes, disse que a oportunidade de realizar um módulo da Pós em Portugal foi indescritível. "Os mestres com os quais tivemos aulas foram (e são) de uma competência inquestionável, e tranquilamente posso afirmar que as temáticas lecionadas foram muito além de minha expectativa. Os conteúdos discutidos foram sempre pensados a partir das perspectivas de Portugal, União Europeia, Brasil e mundo, e, para além disto, o debate foi sempre muito incentivado, enriquecendo ainda mais a experiência.” E completa: “Dessa semana do módulo internacional sediado na Universidade de Coimbra, eu levo não apenas mais conhecimento e uma visão muito mais atenta e ampliada a respeito de Direito Internacional Público e Direitos Humanos, mas levo, sobretudo, um olhar mais humano para com o Direito, com as relações que me cercam e que permeiam minha vida pessoal, acadêmica e profissional. Sou muito grata ao UNICURITIBA e à Universidade de Coimbra pela experiência. Foi uma honra participar desse encontro intercultural, conhecer tantas pessoas incríveis e criar laços tão fortes."