O UNICURITIBA aderiu ao Desafio 10x10, uma gincana nacional que tem como objetivo mobilizar milhões de jovens para combater a fome no Brasil durante a pandemia de Covid-19. A proposta do projeto é arrecadar fundos para alimentar 10 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade. O Desafio 10x10 tem duração de 30 dias e pretende transformar a internet em uma grande gincana virtual tendo a juventude como protagonista.

A base da gincana será a plataforma https://desafio10x10.com.br/.

O Desafio 10x10
O Desafio 10x10 surge para enfrentar a realidade da fome e da desigualdade, vivida por milhões de famílias e piorada pela eclosão do novo coronavírus. A gincana vai mobilizar a sociedade por meio da Onda Jovem, o engajamento da Geração Z, os jovens nascidos entre 1995 e 2000 e que, no Brasil, chegam a 30 milhões. Diversas pesquisas mostram que este é um grupo muito ativo e com grande capacidade de influenciar a sociedade.

O desafio foi idealizado pelo urbanista e premiado especialista em jogos cooperativos transformadores Edgard Gouveia Júnior e apoiado por ONGs, artistas, influenciadores e líderes religiosos e da iniciativa privada.

Na primeira semana, vários dos maiores gamers e youtubers do Brasil vão mobilizar suas comunidades de fãs e seguidores para arrecadar fundos para a aquisição de cestas digitais de alimentos para as famílias beneficiadas. Alguns deles, como Bruno Playhard e Pedro Gelli, somam juntos 14 milhões de seguidores em suas redes sociais.

Os recursos arrecadados pela gincana do Desafio 10×10 serão convertidos integralmente em cestas básicas digitais que serão distribuídas durante três meses para as famílias cadastradas pela iniciativa. As cestas possibilitarão a compra de produtos alimentícios e de limpeza e funcionarão, ainda, como instrumento de fortalecimento do comércio local nas comunidades.

Como participar
Na plataforma da gincana https://desafio10x10.com.br, os apoiadores vão desafiar suas bases de fãs, amigos e parentes. E o desafio é simples: contribuir para a arrecadação e trazer pelo menos 10 novas pessoas de suas respectivas redes. O resultado será exibido em tempo real na plataforma. A mobilização e a participação voluntárias de articuladores e instituições são fundamentais para o sucesso do jogo.