Animação sobre liberdade conquista vaga no ANIMATIBA

Curta-metragem produzido por estudantes do UniCuritiba é um dos selecionados no Festival Internacional de Animação

Liberdade. Essa é a linha condutora de “Efúgio”, o curta-metragem produzido por estudantes do curso de Design de Animação do UniCuritiba (instituição que faz parte da Ânima Educação, uma das maiores organizações educacionais de ensino superior do país) selecionado para o ANIMATIBA – Festival Internacional de Animação de Curitiba.

O evento ocorrerá entre os dias 23 e 29 de setembro com palestras, encontro acadêmico e profissional, exibição de filmes, premiações e sessões em escolas públicas. Nesta edição, foram mais de 1.560 trabalhos inscritos de diferentes países. Para conferir a programação completa, acesse www.animatiba.com.br.

Produzido pelos acadêmicos Rilary Wallace Duarte Silva e Jorge Bueno da Silva Filho, “Efúgio” narra a história de Demétrio e Malu, personagens que tentam se livrar das amarras de uma sociedade abusiva: ele, da guerra; ela, de um casamento marcado por sofrimento.

Ao som de Deep Water, da banda American Authors, eles seguem suas jornadas e levam o espectador a uma reflexão sobre a vida. O filme já está disponível no Youtube.

Prisão X Liberdade

A produtora e diretora de “Efúgio”, Rilary Wallace, conta que o videoclipe foi gravado em 2020, no auge da pandemia da Covid-19. “Além da pressão que o mundo estava vivendo (e vive ainda hoje), tínhamos um desafio enorme por conta do equipamento disponível para a produção e do trabalho remoto. Tudo isso parecia refletir na produção, mas estamos muito felizes com o resultado”, diz.

Além do ANIMATIBA, “Efúgio” já foi selecionado para outros importantes festivais: Lift-Off Sessions First-Time Filmmaker Sessions April 2021, Festival AnimArte 2021 e FILMÓPTICO – International Art Visual and Film Festival. “O clipe foi pensado de forma a mostrar que prisão e liberdade têm uma característica em comum, o indivíduo. Cada ser possui sua própria prisão e sua forma de sonhar com a liberdade, e quisemos trazer essa discussão à tona com ‘Efúgio’”, continua Rilary.

Mercado em ascensão

No Brasil, o mercado audiovisual apresenta uma taxa de crescimento de 8,8% ao ano. Um estudo divulgado pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) revelou que o segmento de animação já movimentava, antes da pandemia, cerca de R$ 4 bilhões por ano no país.

A coordenadora do curso de Design de Animação e uma das orientadoras do trabalho, professora Ana Carolina Fróes, diz que a produção digital é uma indústria em ascensão e ver o trabalho dos estudantes se destacando desta maneira é motivo de orgulho.