10 cursos tecnólogos que estão em alta no mundo do trabalho

  • Profissões

Formato de graduação mais curto tem chamado a atenção; matrículas cresceram 132,5% em uma década principalmente de quem tem pressa

Alguns dos cursos superiores mais demandados hoje no mercado de trabalho podem ser concluídos em dois ou três anos: são os tecnólogos, também chamados de cursos superiores de tecnologia. Eles são ideais para quem quer alavancar a carreira ou começar a trabalhar em menos tempo.

Esse formato de graduação em tempo reduzido tem se expandido no Brasil nos últimos anos e atraído a atenção dos estudantes: afinal, além de capacitar o aluno rapidamente, ainda atende às expectativas dos empregadores. De acordo com o Censo da Educação Superior de 2019, o mais recente, os tecnólogos abocanhavam 57% das matrículas dos cursos de graduação, o equivalente a 2.062.155 estudantes.

Na última década do censo, no período de 2009 a 2019, a modalidade registrou o maior crescimento em termos percentuais: 132,5%.

Confira, abaixo, 10 cursos tecnólogos que estão em alta:

Design de Interiores

Instalações prediais, desenho de móveis, sustentabilidade e otimização de espaços são alguns dos conteúdos abordados neste curso. O designer de interior é um profissional capacitado para executar de trabalhos residenciais e comerciais, atuando em diferentes etapas, que vão da criação ao gerenciamento dos projetos.

Gestão e recrutamento

Prepara o aluno para trabalhar no departamento de Recursos Humanos de organizações públicas e privadas, atuando de forma estratégica na gestão de pessoas, mas sem abandonar o lado humano, para promover desenvolvimento dos colaboradores e das empresas.

Inteligência artificial

Com esse tipo de formação, o profissional fica habilitado a implantar e desenvolver soluções utilizando todas as vertentes da inteligência artificial, como Machine Learning, Deep Learning e Chatbots (este último sendo muito empregados por empresas e hotéis, entre outros), utilizando plataformas cognitivas.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Cada vez mais as empresas estão buscando especialistas em tecnologia, impulsionadas inclusive pela pandemia, que exige interfaces com usuários, novos apps, e-commerce. Isso sem falar da importância da gestão da informação na era digital. Se você gosta de cálculos e tecnologia, esta é uma opção interessante com boa abrangência no mercado.

Segurança pública

Com certeza, um dos temas mais discutidos no Brasil e no mundo. O curso de tecnólogo, com duração de dois anos, forma profissionais capazes de propor, implantar e gerenciar ações para minimizar a criminalidade, além de orientar nas áreas de defesa civil e segurança comunitária.

Processos Gerenciais

Além de bastante procurado pelo mercado, este curso também é indicado para quem pretende empreender no futuro. Nele você terá disciplinas envolvendo administração geral, administração de produção e seleção de pessoal. O estudante também desenvolve habilidades de gestão que o capacitam a ocupar cargos de chefia ou oferecer serviços de consultoria.

Marketing

Devido à sua abrangência, o mercado de trabalho para o profissional de Marketing é bem amplo. As empresas querem não só impulsionar as vendas, mas também ampliar as possibilidades de e-commerce e marketing digital, principalmente nesses tempos de pandemia em que a maioria das relações de consumo migrou para o on-line.

Gestão Ambiental

As empresas estão cada vez mais atentas à produção sustentável, que também envolve a imagem corporativa. Especialistas em Gestão Ambiental têm sido procurados para atuar em diversas áreas da cadeia produtiva, desde a recuperação de áreas degradadas até no diagnóstico de destinação de resíduos.

Gestão Financeira

Em tempos de crise, como os que vivemos, é essencial saber como economizar e onde investir o dinheiro. Se cuidar das finanças chama sua atenção, é possível ser um profissional de planejamento financeiro com um curso tecnólogo. A área de atuação é vasta, tanto no setor público quanto privado.

Logística

Essa área não sai de moda, porque é um setor em constante crescimento. Um tecnólogo em Logística pode cuidar da gestão de estoque e de frota, cadeia de suprimentos e aquisição de insumos para produção; com o aumento do comércio on-line, essa área ganhou ainda mais destaque.