Cinco diferenciais do projeto pedagógico do UNICURITIBA

  • Vída Acadêmica

Chance de viver experiência internacional, trabalhar com a comunidade formada por refugiados e fazer parte de liga que reúne jovens sonhadores integram ecossistema da universidade

Sete décadas de história garantiram ao UNICURITIBA tradição, excelência no ensino e reconhecimento no Estado do Paraná. A instituição tem como missão educar para formar pessoas capacitadas e comprometidas com o desenvolvimento social. Para isso, conta com um projeto pedagógico diferenciado que forma profissionais qualificados, críticos e conscientes.

Confira, abaixo, cinco destaques:

Possibilidade de cursar um ou dois semestres no exterior

Os alunos do UNICURITIBA têm a possibilidade de cursar um ou dois semestres acadêmicos em universidades estrangeiras parceiras localizadas em países como Portugal, Espanha, Canadá e Argentina. Todos os anos o Núcleo de Relações Internacionais (NURI) abre inscrição para a selecionar os estudantes para o intercâmbio acadêmico.

Os editais são lançados em fevereiro para os alunos que viajam em setembro, e depois há outro em agosto para os que farão o intercâmbio no mês de janeiro do ano seguinte. Os alunos selecionados não têm custo como o estudo na universidade estrangeira, só precisam arcar com as despesas de moradia, alimentação e transporte.

Missões internacionais para aprender sobre sua área de formação

Outra possibilidade de o aluno do UNICURITIBA ter uma experiência fora do Brasil é por meio das missões internacionais. São viagens mais curtas, de até dez dias, que possibilitam que os estudantes de todos os cursos tenham experiências direcionadas à sua área de formação ou projeto de vida.

Nessas viagens, os estudantes conseguem estabelecer contatos no campo de ensino e pesquisa, conhecer novos referenciais políticos, sociais, econômicos e tecnológicos, desenvolver a capacidade de comunicação em idioma estrangeiro, além de ter uma experiência cultural.

Um dos exemplos já realizados foi a viagem até a Universidade Lusíada, no Porto, em Portugal, com os alunos de Relações Internacionais e Direito para discutir temas ligados a direitos humanos e migração.

Núcleo de Migrações apoia imigrantes e refugiados no Brasil

O UNICURITIBA possui diversos projetos de extensão que geram um impacto social na comunidade. Um dos destaques é o trabalho do Núcleo de Migrações que desenvolveu uma cartilha sobre os Direitos dos Imigrantes e Refugiados no Brasil. O documento lista todos os direitos dessa população, também fornece os contatos de serviços emergenciais como polícias e atendimento médico e esclarece qual é a função de cada um deles. A cartilha está disponível em português, espanhol, inglês e francês.

Outra ação dentro desta área são as aulas online de língua portuguesa online destinadas para imigrantes e refugiados. O Paraná é um importante destino dessa população no Brasil.

Aliança Universitária reúne jovens que querem mudar o mundo

Por fim, outro destaque do Ecossistema de Aprendizagem do UNICURITIBA é a Aliança Universitária. Trata-se de uma comunidade formada por universitários que compartilham a vocação de mudar o mundo. Seu objetivo é desenvolver e apoiar a inovação e novos negócios. Para isso, a Aliança vai conectar os empreendedores universitários aos seus sonhos e objetivos, por meio de eventos, networking e contato com investidores.

O trabalho dos jovens vai ocorrer em três vertentes: cultura do empreendedorismo, empreendedorismo social e inclusão. Até 2022, a expectativa da Aliança é reunir mais de 8 milhões de universitários.