Cinco motivos para investir em intercâmbios ou missões internacionais

  • Intercâmbio

Aprender um novo idioma, conhecer outras culturas e fazer contatos estão entre as muitas vantagens que esse tipo de experiência pode agregar

Viajar pelo mundo pode ficar ainda mais interessante se você ainda estiver na faculdade. Uma experiência internacional concomitantemente a um curso de graduação pode abrir horizontes, criar oportunidades, além de ser uma época muito interessante e divertida.

As missões internacionais tendem a ser mais curtas do que os períodos de intercâmbio. Geralmente, são focadas em um destino e têm um objetivo acadêmico específico atrelado ao conteúdo da graduação. Já os intercâmbios podem ser mais amplos e ter diferentes fins.  Ambos, por sua vez, trazem enriquecimento cultural e muitos outros benefícios que vão além das competências técnicas.

Veja, abaixo, outros motivos que vão fazer você arrumar as malas o quanto antes:  

Convênios com a universidade destravam burocracia

Já imaginou dar continuidade ao seu curso, mesmo estudando em outro país? Quem tem vontade de fazer intercâmbio pode se valer de parcerias estabelecidas pelas instituições de ensino superior. Elas podem facilitar os trâmites burocráticos e alguns convênios permitem, ainda, que o aluno estude um ou mais semestres do curso em andamento fora do país, sem ter de atrasar a sua formatura no Brasil. 

Outra possibilidade são os cursos que ocorrem nos períodos de férias no Brasil. Neste caso, as atividades costumam ser mais livres e não necessariamente estão ligadas ao conteúdo programático da graduação. 

Domínio de um novo idioma

Aprender ou aprimorar um novo idioma morando no país onde ele é falado vai permitir que você melhore seu nível de proficiência de forma muito mais rápida. Ao conviver com estrangeiros, seja no ambiente escolar ou nos espaços de lazer, você será obrigado a se comunicar de um jeito ou de outro.

Ao final da temporada no exterior, a depender do período, é claro, é possível até que você esteja dominando gírias e outras expressões nativas. Ou até sonhando em outra língua. Outro grande ganho é o avanço na pronúncia, que melhora automaticamente ao ter contato diário com a língua. O domínio de um segundo idioma é imprescindível para um currículo atrativo alinhado às necessidades reais do mundo do trabalho. 

Conhecer novas culturas

Ao morar no exterior você poderá aprender muito sobre a cultura local, seja nos hábitos do cotidiano ou em ações coletivas muitas vezes ligadas à história e origem do país. Como os estrangeiros fazem amigos, se relacionam, estudam? Como cuidam da natureza e de sua própria saúde? 

Se você optar por destinos turísticos, muito provavelmente vai encontrar estudantes de todas as partes do mundo, além dos alunos locais. O contato com pessoas tão diferentes vai te proporcionar uma experiência transformadora. 

Criação de uma rede de contatos

Imagine quantas pessoas você poderá conhecer durante uma viagem destas. É o momento perfeito para bombar a agenda do celular e, com ajuda da internet, poder manter contato, independente da localização de cada uma delas. 

Além de amigos, esta oportunidade pode representar uma boa maneira de criar uma rede de contatos com professores, estudantes e outros profissionais que podem te dar uma força em algum momento de sua carreira. Afinal, um bom networking não faz mal a ninguém.  

Desenvolver mais segurança e autoconfiança

Sair de sua zona de conforto, de seu país de origem, de sua casa, de perto da sua família e amigos, pode ser desafiador, mas também produz efeitos colaterais muito positivos. Esse tipo de experiência traz consigo amadurecimento pessoal, por isso pode ter certeza de que você voltará dessa temporada internacional muito mais seguro e autoconfiante. E não raramente animado para embarcar em uma nova aventura. E aí, partiu!?