Conteúdos ganham espaço nos aplicativos e oferecem discussões sobre diversos assuntos de forma descontraída e informativa; veja dicas e aperta o play
Os podcasts têm ganhado cada vez mais espaço na nossa rotina pois trazem informações sobre uma infinidade de temas, com diferentes abordagens, de forma acessível e o melhor: dá para ouvir pelo aplicativo no celular. Assim, é possível escutar um podcast a caminho do trabalho, no almoço ou até lavando louça, cozinhando ou correndo – literalmente!
Por definição, podemos classificar os podcasts como “programas”. Eles podem ser comparados aos de rádio, mas com a diferença de que são gravados e é possível ouvi-los quando você quiser. Segundo um levantamento realizado em 2019 pelo Deezer, serviço de streaming bastante utilizado entre os brasileiros, o consumo de podcasts cresceu mais de 60% no país.
Além das grandes empresas, que têm usado os podcasts para comunicar sobre seus produtos através de conteúdos, muitos anônimos têm se unido para compartilhar conhecimento. Esse, aliás, é um diferencial oferecido quando pensamos em podcasts, já que é possível apostar nos nichos para atingir públicos específicos, desde notícias até bate-papos sobre ficção ou histórias reais.
Entre os universitários, os podcasts também podem ajudar a agregar conhecimento, pois trazem debates sobre assuntos atuais que contribuem com a formação ou, no mínimo, te dão repertório para aquela conversa informal na faculdade.
Veja cinco deles que não podem ficar de fora dos seus favoritos:
-
Café da Manhã
No ar desde janeiro de 2019, o “Café da Manhã” é produzido e apresentado pelo trio de jornalistas da Folha de S.Paulo Magê Flores, Maurício Meireles e Bruno Boghossian. Com episódios publicados todas as manhãs, de segunda a sexta-feira, eles abordam os assuntos do momento no Brasil e no mundo.
-
Fronteiras da Ciência
Com um conteúdo produzido com o apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), os programas abordam a ciência de uma forma descomplicada. Cientistas renomados discutem desde as formigas-zumbis até a relação da bioantropologia e uma vala clandestina encontrada em Perus (SP), além, é claro, da Covid-19.
-
Mamilos
“Jornalismo de peito aberto”. É assim que as apresentadoras Cris Bartis e Ju Wallauer definem o conteúdo que sai semanalmente e debate de forma profunda temas como sobre assédio sexual e adoção. Em 2015, por exemplo, o programa intitulado ‘Violência contra a mulher na internet’ serviu de apoio para muitos estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já que o tema foi parecido com o abordado na redação. Os assuntos são tratados com empatia e bons argumentos de convidados que possuem diferentes opiniões.
-
Vidas Negras
Neste podcast, produzido pelo Spotify, o jornalista Tiago Rogero resgata e conta a história de negros e negras da nossa história. “Um espaço para celebrar eles em vida, mas também para honrar o legado daqueles que não estão mais com a gente”, diz o apresentador no teaser do Vidas Negras. Há episódios com o dançarino e ator Jorge Laffond, e outros que contam a história de Lélia Gonzalez, Grande Otelo, Chica Xavier, Mussum, entre outras personalidades.
-
Quatro cinco um (451 MHz)
“O podcast dos livros da revista dos livros”, “o podcast de quem lê até com os ouvidos”. É assim que eles se apresentam. O programa da revista Quatro Cinco Um traz entrevistas com grandes autores, conversas e notícias para quem gosta de ler livros. Há episódios novos disponíveis a cada duas semanas. Por enquanto, já dá para ouvir os programas com a poeta Angélica Freitas, a chef de cozinha Paola Carosella, o escritor Itamar Vieira Junior, autor do premiado “Torto Arado”, o dramaturgo Ronaldo Correia de Brito, entre outros. A apresentação é do editor da revista, Paulo Werneck.
Públicos específicos
Além dessas dicas, também há podcasts voltados para públicos mais específicos, como o “Engecast”, que aborda assuntos relacionados à Engenharia; o “Salvo Melhor Juízo”, sobre Direito; “Braincast”, com discussões sobre o universo da Comunicação e Tecnologia, assim como o “Scicast”, que aborda Matemática, Química e Física a partir de exemplos do cotidiano.
Adquirir conhecimento sobre nossas áreas de interesse e estar aberto a outras que às vezes nem imaginamos gostar é bacana para ampliar horizontes e aprender. Busque conteúdo de qualidade, coloque os fones de ouvido e aperte o play!