Como internacionalizar seu currículo, mesmo sem sair de casa

  • Intercâmbio

UniCuritiba oferece opções no formato on-line; embora a modalidade não tenha as mesmas vantagens da presencial, professor aconselha o investimento

Os problemas acarretados pela pandemia do coronavírus fecharam as fronteiras de entrada e saída para o Brasil, não se sabe até quando. Por isso, aquele sonhado intercâmbio não poderá ser realizado agora. Mas se você quer ter uma experiência internacional aliada à graduação, ainda é possível se valer dos programas no formato on-line.

É claro que nada substitui estar presencialmente em outros lugares do mundo, conhecer pessoas, sentir os cheiros e sabores das cidades, mas enquanto não é possível fazer as malas e partir para o aeroporto, invista nestas iniciativas digitais até como preparo para a hora de viajar.

“A experiência on-line também é válida, ajuda o aluno a não ficar parado e pode funcionar como um ‘esquenta de motores’ para o período da viagem, uma preparação para a imersão mais significativa. Passada a pandemia, acho que teremos uma demanda gigantesca represada para as missões e para os intercâmbios. Mas, ao mesmo tempo, houve um reforço da tendência on-line de garantir uma internacionalização sem sair de casa”, explica Jorge Augusto Feldens, supervisor dos núcleos de Relações Internacionais e Pesquisa e Extensão do UniCuritiba.

A instituição possui o Núcleo de Relações Internacionais (NURI), vinculado à reitoria, que estabelece programas de internacionalização, e tem como missão fomentar a interação da comunidade escolar no âmbito internacional.

Confira algumas opções oferecidas pela universidade por meio do International Office:

Intercâmbio on-line

Os programas para os intercâmbios acadêmicos seguem em andamento. De forma remota, os alunos do UniCuritiba conseguem cursar parte do conteúdo de sua graduação em outra universidade estrangeira. Atualmente há um edital com vagas abertas na Universidad Abierta Interamericana, na Argentina.

Para participar, o aluno precisa ter concluído de 20% a 90% do curso até o mês de julho deste ano, comprovar a proficiência em espanhol e ser aprovado na entrevista de seleção. As atividades começam em agosto.

Stay home, stay updated

Outra possibilidade é o programa “Fique em casa, fique atualizado” em que o UniCuritiba faz uma curadoria de conteúdos grátis disponíveis na internet que permitem o enriquecimento do currículo dos alunos.

Entre eles estão cursos de universidades como Harvard, MIT, plataforma Coursera, e palestras do TED Talks. Eles podem ser consultados aqui.

Projeto de extensão

Os alunos do UniCuritiba que já têm nível intermediário no inglês ou espanhol também podem participar dos projetos de extensão internacionais. As aulas acontecem no formato virtual. Entre os programas, há opções “Como a filosofia pode me ajudar a me relacionar melhor com os outros”, “Introdução à Saúde Global” e “Estratégias de negócios.”

Nanodegree internacional

São cursos livres disponíveis para os alunos como atividade extracurricular, que trata de temas transversais como empreendedorismo, economia, finanças, entre outros, e são ministrados totalmente em outro idioma, como inglês ou espanhol.

Ao mesmo tempo que os nanodegrees internacionais ajudam a complementar a formação dos alunos, também contribuem para que eles adquiram proficiência em uma nova língua.