Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade?

  • ENEM

Você que está muito a fim de iniciar sua graduação, vem com a gente. Aqui tem um guia prático de como aproveitar a sua pontuação

Como deve saber, a maioria dos programas do Governo Federal que facilitam o acesso com gratuidade ou com vantagens no ensino superior, em universidades públicas e privadas de todo o país, se baseiam na sua pontuação do Enem. Se você fez vai realizar a prova do Enem agora em janeiro de 2021, existem possibilidades para ingressar na corrida universitária utilizando suas notas.

Bora direto aos 4 pontos que interessam?

1. Quero usar a nota do Enem no Sisu

Dentre os programas do Governo Federal que permitem o usa da nota do Enem para classificar estudantes e às vagas de graduação, o Sisu é o mais concorrido. Neste caso, este processo é exclusivo para universidades públicas e não há limites de renda para participar, nem taxa de inscrição. Há 2 edições anuais, sendo uma no 1º e outra no 2º semestre. Claro, sempre antes do período letivo seguinte. É fácil participar, basta fazer a sua inscrição no site do Sisu.

2. Quero usar a nota do Enem no Prouni

Outro importante processo é o Programa Universidade para Todos, Prouni. Esta iniciativa do Governo disponibiliza bolsas de estudo parciais e integrais em instituições de ensino superior particulares. O processo acontece on-line e, também, sem custo para o candidato ou candidata. O Prouni usa a sua nota para avaliar a sua chance de conquistar uma bolsa de 50% ou 100%.

Pega a visão, porque tem alguns pontos a serem observados:

  1. você precisa ter feito o Enem mais recente;
  2. ter alcançado pelo menos 450 pontos nas provas objetivas;
  3. ter nota superior a zero na redação.

Sabemos que você estudou muito e vai ter o que comemorar. Mas se liga na próxima condição: esse programa é exclusivo para estudantes com renda familiar mensal bruta de até 2,5 salários mínimos por pessoa.

E temos uma boa notícia, esta é para um grupo mais restrito. Mas extremamente merecedor. Veja só: se você é professora ou professor efetivo da rede pública de educação básica e está concorrendo a bolsas de licenciatura, normal superior ou pedagogia nem precisam comprovar renda.

As inscrições do Prouni acontecem todo semestre. Tenha mais informações no site do Prouni. Estávamos esquecendo de uma outra exceção, o programa não é aceito para quem deseja ter a obtenção de novo título. Afinal, o objetivo é facilitar a primeira graduação. Combinado?

3. Quero usar a nota do Enem para complementar pontuação de vestibular

Muitas instituições preferem manter o vestibular tradicional próprio. Porém, algumas delas permitem que você use a sua o Enem para complementar a nota necessária para aprovação. Ah, temos mais uma dica: as regras são específicas de universidade para universidade. É bom dar aquela espiada no edital, evite ter surpresa ruim.

4. Quero usar a nota do Enem para ter acesso direto à faculdade

Para fechar com chave de outro, deixamos a melhor notícia pro final. No UNICURITIVA, você pode ter acesso direto ao seu curso com base exclusiva na sua nota do Enem atual ou de anos anteriores.

Ops, mas calma aí! É imprescindível uma nota superior a 450 pontos. Estamos sentindo que isso não é problema para você. Então, é só avançar e começar logo seu projeto de vida e carreira com a instituição de Curitiba mais focada em oferecer o melhor para sua trajetória.

Nossa tradição e qualidade são de conhecimento de todos. Agora é com você e é do seu jeito.

Apresentação das formas de ingresso realizadas com sucesso… Se deseja conhecer, ao vivo, detalhes da infraestrutura do UNICURITIBA, você pode agendar uma visita aos nossos campi. Se é conectado, faça um tour no nosso site. AH, e seguem mais alguns motivos para você escolher a gente hoje:

  • Qualidade superior com nota máxima no Mec e novos cursos.
  • Infraestrutura ampla e inovadora e pronta para todos os cenários.
  • Novo projeto pedagógico e plano Vida & Carreira.
  • Conexão direta com mundo do trabalho, desde o início do curso.
  • Localização e acesso fáceis. Além de vários núcleos de apoio.

Pegue a sua nota e vem!