Conheça cinco motivos para estudar no UNICURITIBA

  • Sua Jornada

Tradição conquistada em sete décadas de existência; valorização da pesquisa; e existência de núcleos que apoiam objetivos dos alunos são alguns dos destaques

Uma infraestrutura completa para ofertar 54 cursos de graduação e um corpo docente altamente qualificado garantem a qualidade de ensino no Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA). Hoje, a instituição possui cerca de 5.200 alunos matriculados em duas unidades: Milton Vianna e Pinheirinho.

O projeto pedagógico com foco na inovação garante a formação integral do aluno que opta pelo UNICURITIBA. Conheça, abaixo, cinco motivos para escolhê-lo:

UNICURITIBA é referência em ensino superior no Paraná

A história da instituição começou há 70 anos com o curso de Direito. Não à toa, de lá para cá, ao longo das décadas, ela criou tradição no ensino superior no estado do Paraná. Hoje, um dos diferenciais no mercado do UNICURITIBA é a excelência na educação garantida pela valorização do aluno, da pesquisa e das tendências alinhadas ao mundo do trabalho.

Núcleos contribuem com o desenvolvimento do projeto de vida

Os núcleos de educação a distância, relações internacionais, pesquisa e extensão, e estágio estão disponíveis para todos os alunos do UNICURITIBA e contribuem para ajudá-los a desenvolver diferentes habilidades ao longo do curso, de acordo com seu projeto de vida.

O Núcleo de Educação a Distância (NEAD) promove as atividades semipresenciais e a distância da universidade. As ações desenvolvidas nesta modalidade otimizam tempo ao mesmo tempo que agregam conhecimento a alunos e professores.

Já o Núcleo de Relações Internacionais (NURI) fomenta intercâmbios e cria tanto oportunidades de alunos saírem do país para terem uma experiência internacional, quanto para a universidade receber estrangeiros. O núcleo também estabelece programas online.

Os projetos de extensão, obrigatórios em pelo menos 10% da carga horária dos cursos de graduação, ficam por conta do Núcleo de Pesquisa e Extensão Acadêmica (NPEA).

O Núcleo de Estágio, por sua vez, consolida a ligação da universidade com o mundo do trabalho. Dessa forma, permite que os estudantes apliquem o conhecimento adquirido antes mesmo de concluírem a formação.

Clínicas e laboratórios permitem vivenciar prática da profissão

Sofisticados equipamentos instalados nas duas unidades do Unicuritiba, entre eles a Clínica de Odontologia, o Laboratório de Nutrição e a Clínica de Medicina Veterinária, permitem que os alunos façam as atividades práticas relacionadas às suas carreiras. Ao mesmo tempo, esses espaços são abertos à comunidade para atendimentos de baixo custo, possibilitando que a universidade também cumpra seu papel social.

Pesquisa é um dos pontos fortes

Um dos elementos que compõem o tripé da missão do ensino superior, a pesquisa é muito valorizada no UNICURITIBA. Há atualmente 64 grupos formados por alunos e professores que se desdobram para se aprofundar em temas de diversas áreas do conhecimento.

Para divulgar os trabalhos e fomentar a iniciação científica entre os alunos, o UNICURITIBA promove todo ano o Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica (SPIC). Em 2020 ocorreu a 12ª edição do evento.

Projetos têm destaque internacional

Alguns dos projetos de pesquisa desenvolvidos pelo UNICURITIBA ganharam reconhecimento dentro e fora do Brasil. Um deles é o chamado Sistema ONU (Organização das Nações Unidas), coordenado pela professora Priscila Caneparo dos Anjos.

Alunos dos cursos de Relações Internacionais e Direito pesquisam os sistemas internacionais de proteção dos direitos humanos. Em 2020, a equipe do UNICURITIBA ficou em 9º lugar na 12ª edição do Nelson Mandela World Human Rights Competition, prêmio organizado pela ONU e pela Universidade de Pretória, da África do Sul.

A competição exige que as universidades participantes apresentem petições defendendo as vítimas para casos hipotéticos que depois são avaliados por um painel de especialistas. Quem passa para a segunda fase vai até a sede da ONU, em Genebra, para a etapa oral do prêmio.

Desde a criação da equipe do UNICURITIBA, em 2018, eles participam desta fase em Genebra. Neste ano, entretanto, a universidade conquistou sua melhor posição no concurso.