Curso de Direito do UNICURITIBA chega aos 70 anos com mais de 15 mil alunos formados

  • Vída Acadêmica

Graduação que iniciou a instituição formou profissionais que ganharam notoriedade nacional; curso tem nota máxima em conceito do MEC

A história do Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA) foi iniciada com a criação do curso de Direito que completou 70 anos em 2020. Ao longo dessas sete décadas, a graduação formou 15.300 bacharéis em Direito, alguns deles, inclusive, ganharam notoriedade nacional.

São ex-alunos do UNICURITIBA os ministros do Superior Tribunal de Justiça Nefi Cordeiro e Joel Ilan Paciornik; os deputados federais Luís Felipe Bonatto Francischini, Gleisi Hoffmann e Sergio Souza; o presidente Club Athletico Paranaense, Mario Celso Petraglia; o deputado estadual Rubens Recalcatti; e o ex-deputado federal e ministro da Justiça e Segurança Pública, Osmar Serraglio.

Em 2015, a avaliação mais recente, o curso de Direito recebeu nota máxima em conceito do Ministério da Educação. A graduação também desfruta de outra importante marca de qualidade no ensino: o UNICURITIBA é a instituição que mais aprova bacharéis nos Exames da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no Paraná.

Este resultado classifica o UNICURITIBA como única instituição privada do Paraná que possui o “selo de qualidade” em todas as edições concedidas pela OAB, de 2001 a 2019. A Ordem dos Advogados utiliza como critérios para distribuir o distintivo os índices de aprovação no Exame de Ordem e o desempenho no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Direito iniciou a história da instituição

O UNICURITIBA foi originado da Faculdade de Direito de Curitiba fundada em 21 de abril de 1950 pelo jurista Milton Vianna. No fim da década de 1990, foram criadas a Faculdade de Ciências Administrativas de Curitiba e a Faculdade de Comunicação Social de Curitiba. Nessa época, o grupo de escolas se transformou em Faculdades Integradas Curitiba.

Em 2002, foi inaugurado o campus Milton Vianna Filho, situado na Rua Chile. Cinco anos depois, a instituição tornou-se o UNICURITIBA.

O compromisso da instituição com educação de qualidade e formação de profissionais críticos e conscientes é uma das marcas que persiste nestes 70 anos. Passaram – e ainda passam – por suas salas de aula, acadêmicos e professores que se destacam profissionalmente em suas carreiras. O jurista e ex-ministro Sergio Moro, por exemplo, é um dos atuais professores; já o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Felix Fischer, já integrou o corpo docente do curso.

Núcleo de Práticas Jurídicas

Um dos destaques do curso é o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) em que são desenvolvidas atividades pedagógicas voltadas para os estudantes dos dois últimos anos do curso.

O núcleo contribui com a formação de profissionais capazes de atender a todas as necessidades ligadas à carreira do Direito. Além disso, o espaço oferece atendimento jurídico gratuito para a comunidade.

Lives e bolsas e estudo para comemoração

Para celebrar o aniversário do curso, o UNICURITIBA promoveu várias ações, entre elas a série “70 anos em 7 conversas.” Foram realizadas lives na página do Instagram da instituição (@unicuritiba_oficial), ao longo de sete semanas, sobre os temas inovação, mundo digital, música, educação, empreendedorismo, Brasil e futuro. Cada uma delas contou com convidados de destaque em suas áreas, como o engenheiro aeronáutico Ozires Silva e o apresentador Marcelo Tas.

Além disso, para comemorar este momento histórico, o UNICURITIBA promoveu, no mês de abril, um vestibular para oferecer 70 bolsas de até 100% para todos os cursos ofertados pela universidade.