Do streaming para sua trilha de preparação para o Enem

  • ENEM

Preparar para o Enem pode ter final feliz e realizador

Quase toda grande realização começa com uma fantasia, passa pelo campo da aventura e, se a gente se empolga, vira investigação… Até conseguirmos fazer uma projeção do nosso futuro – e que seja sem distopia.

Nessa trajetória, vale testar caminhos e categorias diferentes. Contudo, a temporada é curta. Por isso, busque um curso que dê match com seu plano de Vida e Carreira.

Estude muuuuuito, para seus planos não virarem ficção.

Seguem algumas indagações para você produzir, rapidamente, um trailer da sua jornada no Enem 2021:

  • Enem tem muita ação e documentário?
  • Não vale fazer muito drama, embora pode ser psicológico?
  • É no final que vem o verdadeiro suspense?
  • Sua pontuação vai patrocinar um musical e/ou um filme de terror?
  • Se eu me preparar bem vai dar romance ou a guerra está só começando? 

Vamos aos episódios da 1ª temporada: Como se preparar para o Enem 2021

Dê um play!

T1.E1: A INSCRIÇÃO

Você dispensa inspiração em La Casa de Papel para conseguir pagar a taxa. O valor é de R$ 85 e se você concluiu a ensino médio em escola pública e comprovar que faz parte de uma família de baixa renda a taxa é off.

T1. E2: A INFORMAÇÃO

Informação nunca é demais, desde que O Informante seja confiável. Busque o máximo possível de conteúdos relevantes, tanto no que se refere às disciplinas como sobre O Processo e, claro, sobre a prova. Leia o edital, converse com candidatos e candidatas que fizeram edições anteriores do Enem. Não fique Sem Conexão, você precisa estar por dentro das principais notícias do Brasil e do mundo.

T1. E3: O TEMPO

A gente sempre “arruma” Um Contratempo, não é mesmo? Mas, para pontuar bem no Enem, organização é primordial, só assim você vai conseguir ver todas as matérias do edital. Por mais que o exame seja geral, ele absorve quase todo o conteúdo do ensino médio. Até Gênio Indomável precisa de um plano de estudo. Siga maratonando. Leia todas as nossas dicas, Vai Que Dá Certo!

Favorite! Algumas disciplinas são mais cobradas que outras. E, em breve, vamos deixar a lista para você, assim como os possíveis temas para a redação. Fique de Olhos Abertos em tudo que foi abordado nos últimos anos.

T1. E4: O PLANO

Se liga, ter um bom plano faz parte de toda trama de qualidade e caprichar no roteiro de estudos para o Enem pode render o maior de todos os prêmios: o seu acesso a instituição de ensino superior dos seus sonhos.

Recomendamos no máximo 8 horas de estudos por dia, com intervalos de 10 minutos, a cada hora e meia. E de mais 30 minutos, a cada 3 horas.

Como A Jornada de preparação para o Enem é uma espécie de revisão. Estudar primeiro as matérias que você tem mais dificuldade nos momentos que consegue concentrar e render melhor será mais favorável. Deixe para o final da agenda diária as mais fáceis e leves… Mas, nunca abra mãos delas. São exatamente os conteúdos que você mais domina que te salvam na pontuação tão desejada nas provas do Enem.

T1. E5: O LIMITE

Temos uma resenha que pode te assustar. Relaxa, estamos aqui exatamente para te acalmar. Fica só um Alerta Vermelho: não se limite ao conteúdo do edital. Claro que ele traz um cenário que colabora. Contudo, está para além disso obter um bom resultado.

Está sentindo que vamos falar da redação? Acertou. Estar atualizado para ter bagagem e argumentos para produzir um bom texto é essencial.

Agora, se nem assim tem segurança, assista ao filme O Autor – ele sim, te mostra como conquistar as pessoas com as palavras. Sem dar spoiler, cuidado para não se envolver excessivamente como O Protagonista… Aproveite o seu momento de lazer, que também é necessário nessa Corrida Maluca e veja um filme clássico inspirador.

T1. E6: A PRÁTICA

Experienciar o que aprendeu é, sem sombra de dúvida, A Prova prática que absorveu a matéria. Redija o máximo de redações, treine cálculos, teste a física e a química dentro do possível, fale português certo – afinal, essa é a sua língua! Observe a história e a ciência acontecendo o tempo todo ao seu redor. Motive-se na arte e flua.

Tenha certeza que só é possível descobrir se aprendeu algo colocando em prática. Logo, o seu cronograma de estudos precisa incluir os famosos simulados, além de testar o conhecimento, você confere se tem Nervos de Aço. É simples, acesse o site do Inep e faça o download das provas anteriores. Tá como Água para Elefantes essas dicas, né?

T1. E7: A INTERAÇÃO

Toda hora é hora de aprender. Sendo assim, é melhor ter Alegria de Viver. Todo mundo sabe que este ano está sendo meio esquisito… Mas, vamos deixar Turbulência para as séries de ação. Você precisa de foco. Então, estude de forma descontraída e interativa. Crie grupos de estudos. Nem tudo que é necessidade, precisa ser puro suor e exaustão. Enem não precisa ser de roer as unhas.

Estudar À Moda Antiga, como é de ser esperar, está Obsoleto. Deixe o retrô para o campo das artes. Busque metodologia e ambientes, e aqui, claro, incluem os digitais, para fazer parte do seu dia a dia nesta preparação para o Enem. Você está mais adaptado a este mundo e, por isso, ganha mais produtividade.

Não largue mão do velho livro (e apostilas) – o conteúdo escrito ajuda demais na produção de textos, inclusive das repostas. Mas, sem culpa, abra espaço para os exercícios on-line, videoaulas, simulados e jogos educativos. Vale Tudo, desde que tenha qualidade.

Inclusive, o Ministério da Educação, em parceria com a rede SESI, lançou a Hora do Enem – um programa imperdível que traz muita modernidade para os seus estudos. E por mais tradicional que seja o MEC, o material está disponível nos formatos de videoaulas e simulados nos moldes do Enem. Tudo em uma plataforma interativa, onde há também um programa de TV para responder dúvidas. Além disso, tem um aplicativo Plataforma Geekie Games para você usar no modal que quiser – são mais de 600 videoaulas e um modelo de plano de estudos. Se liga nesta síntese:

Programa de TV – de segunda a sexta, cada edição trata de uma das áreas de conhecimentos;

Mecflix: você que é fã de streaming vai pirar. Aqui, vai poder ver sem limites;

Simulados: com várias provas do Enem.

Está premium demais este post…

Mas, já se foram muitas revelações por hoje. Cola na telinha, no livro ou na apostila… Só solte para uma leve descansada! Afinal é Justa Causa.

Esta trilha do Enem é comovente, mereceu uns spoilers.

Então, vem com a gente! Bora maratonar?

Nos vemos, em breve, aqui no UniCuritiba.