Enem: como usar sua nota para ingressar na faculdade

  • ENEM

Enem sempre foi um assunto que chama muito atenção. Não é mesmo? E devido ao tanto de mudanças e incertezas, por causa da pandemia, fez o assunto estar sempre em pauta. O lado bom é que para quem deseja fazer o exame o tema está sempre em pauta e pode ir acompanhando na mídia o desenrolar da história. E agora, felizmente, temos as definições

Quem faz o ENEM precisa fazer vestibular?

Se você já sabe pelo menos o nome de duas Instituições de Ensino Superior (IES) que têm o curso que deseja; e, nelas têm o projeto de vida e carreira dos seus sonhos, confirme se elas aceitam o ingresso só por vestibular, ou com nota do Enem, ou por ambos processos.

O recomendado é escolher uma faculdade pública e uma outra privada. Assim, poderá ter a chance de ingressar na vida universitária independentemente se a sua nota for bem alta ou nem tanto assim.

Muitas instituições têm vestibulares próprios e, em alguns casos, até com isenção de taxa.

As escolas federais, quase sempre, adotam o Enem como única forma de ingresso. Outras públicas têm vestibulares próprios ou fazem uma avaliação mista, usando notas do vestibular e do Enem.

Vai depender muito do seu nível de preparação, para saber se para você é melhor vestibular ou Enem. Em ambos os desafios, o estudante só tem a ganhar com o aprendizado e a possibilidade de autoavaliação e ir acostumando com a pressão que normalmente é este tipo de exame. Quase todas as provas têm edital baseado no que aprendeu no ensino médio. Amplie seus horizontes testando seu conhecimento!

VESTIBULAR

Serve para as instituições selecionarem candidatas e candidatos capacitados a cursarem uma graduação. A seleção é feita através de provas de múltipla escolha e/ou aberta e/ou redação. Quem define como será o processo seletivo é a própria universidade.

ENEM

A partir de 2010, o Enem deixou o acesso ao ensino superior mais democrático. E, com o passar dos anos, as faculdades foram substituindo ou completando os seus processos pela nota do exame.

Como funciona?

Como é a principal forma de ingresso às instituições de ensino do país, o Enem tem alta relevância. Mas ainda há universidades que mantém vestibular próprio. Então, fique de olho em qual é a melhor opção para você. Mas não esquente a cabeça, normalmente, o conteúdo para vestibular ou Enem é bem similar. Já que as provas vão cobrar, em regra geral, as matérias vistas no ensino médio – é de lá que vem a maioria dos candidatos e candidatas.

O que é vestibular agendado?

Muitas instituições particulares criaram essa alternativa para facilitar para os estudantes que não podem fazer a prova no dia estipulado no calendário da faculdade. Assim, podem escolher uma data que evita competição com outro vestibular, com o Enem ou até algum compromisso pessoal. Ah, e mais, esta modalidade evita aglomeração – que nessa era Covid é uma questão de saúde pública. Há escolas, inclusive, que fazem o processo todo no ambiente online. Vale a pena dar uma espiadinha.

Saiba um pouco sobre os nossos cursos. E, vamos juntos!

Com você no UNICURITIBA, vamos ter muito o que festejar em 2021!