Estágio, extensão, intercâmbio, educação a distância: conheça os núcleos do UNICURITIBA

  • Vída Acadêmica

Departamentos contribuem com a formação integral do aluno e desenvolvimento de seu projeto de vida durante jornada acadêmica

O Centro Universitário Unicuritiba oferece quatro núcleos de serviços acadêmicos que colaboram com o desenvolvimento do projeto de vida do aluno dentro da universidade. Eles estão divididos em: educação a distância, relações internacionais, estágio, e pesquisa e extensão e atendem a diferentes necessidades dos estudantes durante seu percurso universitário.

Núcleo de Relações Internacionais (NURI), vinculado à reitoria do UNICURITIBA, estabelece programas de internacionalização, e tem como missão fomentar a interação da comunidade escolar no âmbito internacional. O núcleo cria tanto oportunidades para alunos e professores do UNICURITIBA saírem do país, quanto para receber os estrangeiros em suas unidades.

Um convênio com 17 universidades estrangeiras sediadas em Portugal, Espanha, Canadá e  Estados Unidos, entre outros países, possibilita que os alunos do UNICURITIBA cursem parte da graduação nesses locais.

Outra atuação do núcleo são as missões acadêmicas, em que o grupo de alunos se reúne em viagens de uma semana a dez dias para ter aulas e realizar visitas técnicas em países estrangeiros com um tema específico, sempre relacionado aos conteúdos que estão sendo vistos no momento.

“No ano passado, fomos para Portugal estudar direitos humanos e migrações em uma espécie de imersão. Também tivemos um grupo para estudar a criminologia, já que este foi o primeiro a país a reconhecer e regulamentar a profissão de criminólogo”, explica o professor Jorge Augusto Feldens, supervisor dos núcleos de Relações Internacionais e Pesquisa e Extensão.

O NURI também oferece programas de dupla titulação para os alunos do curso de Relações Internacionais pela Universidade Lusíada, em Portugal, e para os estudantes que cursam mestrado em Direito pela Universidade de Girona, na Espanha. Nessa modalidade, os alunos têm a possibilidade de cursar parte do curso nessas instituições e receber um diploma assinado por ambas as instituições, o UNICURITIBA e a universidade europeia.

Feldens lembra que o núcleo também desenvolveu o conceito de “internacionalização em casa”, que prevê ampliar as oportunidades internacionais, muitas vezes restritas aos intercâmbios, com cursos de instituições renomadas ministrados no ambiente online.

“O estudante ter de sair do país para ter uma experiência internacional passou a ser muito elitista, porque nem todo mundo tem essa possibilidade. Por isso o conceito de internacionalização em casa atende o aluno sem ter de sair da sua instituição, principalmente em tempos como este de pandemia, por meio de cursos ministrados em inglês e espanhol, que são os nanodegrees internacionais”, explica Feldens.

Pesquisa e extensão acadêmica

Núcleo de Pesquisa e Extensão Acadêmica (NPEA) trabalha com os projetos de extensão que devem ocupar no mínimo 10% da carga horária dos currículos dos cursos de graduação, de acordo com as diretrizes do Ministério da Educação.

Para Feldens, a determinação do MEC foi um avanço para o ensino superior que tem como missão trabalhar o tripé de ensino, pesquisa e extensão, mas que nem sempre foi cumprida em sua totalidade.

“Foi um ganho gigantesco, porque historicamente a extensão era escanteada, computada como horas complementares. A extensão é o espaço para que a comunidade acadêmica transmita os conhecimentos para beneficiar a sociedade e seu entrono. O conhecimento só tem sentido se compartilhado para melhorar o mundo em que vivemos”, afirma o supervisor do núcleo.

Hoje o UNICURITIBA tem mais de 50 projetos de extensão em vigência. Entre eles o de migrações, que prevê auxiliar a comunidade imigrante ou em situação de refúgio. Depois de criar uma cartilha em vários idiomas que abordam os direitos e deveres dessa população no Brasil, os alunos do UNICURITIBA vão começar a dar aulas de língua portuguesa para esses estrangeiros originários de 12 países. Há mais de cem inscritos.

Outro projeto de extensão da universidade é o que leva palestras sobre a Constituição, direitos e deveres dos cidadãos, diferenças entre os três poderes, entre outras informações, para estudantes do ensino médio de escolas públicas do Estado.

Estágio

O UNICURITIBA oferece, ainda, o Núcleo de Estágio, que promove o elo da universidade com o mundo do trabalho, permitindo que os estudantes apliquem o conhecimento adquirido no curso. É missão desse núcleo prospectar oportunidades de estágios, preparar os alunos, fornecer subsídios às empresas, e principalmente fiscalizar para que de fato o estágio seja um espaço de aprendizagem para o aluno.

Educação a distância

Por fim, o Núcleo de Educação a Distância (NEAD) elabora e gerencia as atividades semipresenciais e a distância no UNICURITIBA. Também auxilia professores e alunos na utilização do ambiente virtual de aprendizagem, o UNICURITIBA Virtual.

É ainda missão desse núcleo mobilizar recursos para a execução de projetos e programas realizados a distância, além de acompanhar o desempenho acadêmico da instituição nessa modalidade por meio de avaliação própria.