Parceria do UniCuritiba com universidades estrangeiras oferece oportunidade de intercâmbio aos estudantes

  • Intercâmbio

Intercâmbios acontecem por meio de convênios entre o Núcleo de Relações Internacionais e 17 universidades estrangeiras

O sonho do intercâmbio é comum entre os jovens, principalmente durante a graduação. Conhecer novas culturas e ter diferentes experiências dentro do universo da profissão escolhida faz toda a diferença para a carreira.

Foi o caminho escolhido pela aluna Milena Cristina Osiowy, 22 anos, do curso de Direito do UniCuritiba). Ela passou um semestre estudando na Universidade de Lisboa, em agosto de 2019. “Me planejei para essa viagem durante dois anos e foi a realização de um sonho. Meu estágio anterior me trouxe experiências que eu pude complementar durante os estudos fora do país. Aprendi muito, passei a pesquisar e ver as coisas de outra forma. O intercâmbio foi agregador e ampliou meus horizontes”, conta.

A viagem de Milena, assim como de outros estudantes, foi organizada por meio do Núcleo de Relações Internacionais (NURI). O órgão, vinculado à reitoria do UniCuritiba, estabelece programas de internacionalização e fomenta a interação da comunidade escolar internacionalmente. 

Os professores também possuem a oportunidade de sair do país, assim como podem receber docentes estrangeiros em suas unidades. A integração entre as instituições se reflete na recepção dos estudantes do UniCuritiba durante o intercâmbio. “Fomos muito bem recebidos pelos professores de lá, o que tornou o aprendizado muito mais fácil”, diz ela.

Além da oportunidade em Portugal, Milena também viajou para a França através do NURI. Ela estudou francês por duas semanas no College International de Cannes e avalia o período como complementar ao seu currículo. “Ter o UniCuritiba como um facilitador me trouxe segurança para participar desse processo. Tive todo o apoio, inclusive psicológico, durante o período. Foi uma conquista acadêmica sensacional”, relembra.

Milena conta que as viagens foram as melhores experiências de sua vida. E o investimento, tanto em relação ao tempo quanto financeiro, valeu a pena. “Quando você tem uma experiência dessa, você tem a certeza de que quer repetir. Morar fora está nos meus planos. Quero me formar e talvez fazer uma pós ou mestrado fora do Brasil.”

Convênio contempla Universidades em diferentes países

No UniCuritiba, os intercâmbios acontecem por meio de convênios entre o Núcleo de Relações Internacionais (NURI) e 17 universidades estrangeiras sediadas em países como Portugal, Espanha, Canadá e Estados Unidos, entre outros. 

Outra atuação do núcleo são as missões acadêmicas, nas quais um grupo de alunos se reúne em viagens de uma semana a dez dias para ter aulas e realizar visitas técnicas em países estrangeiros com um tema específico, sempre relacionando os conteúdos estudados no momento.

Direito UniCuritiba completou 70 anos

O bacharelado em Direito é um dos mais tradicionais do UniCuritiba, pois iniciou a história da instituição. No ano passado, a graduação completou sete décadas e somou mais de 15 mil bacharéis formados. Entre eles, estão profissionais com notoriedade nacional como os ministros do Superior Tribunal de Justiça Nefi Cordeiro e Joel Ilan Paciornik; os deputados federais Luís Felipe Bonatto Francischini, Gleisi Hoffmann e Sergio Souza; além do ex-deputado federal e ministro da Justiça e Segurança Pública, Osmar Serraglio.

O centro universitário está entre as sete instituições que mais aprovam bacharéis nos exames da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e é a líder em aprovações no Paraná.