Inscrições para o mestrado no UniCuritiba terminam no dia 20/6

Programa de Mestrado em Direito Empresarial e Cidadania atrai profissionais de todo o país. Interessados podem acessar a ficha de inscrição e o edital no site da instituição

O UniCuritiba – instituição que faz parte da Ânima Educação, uma das maiores organizações de ensino superior do país – está com inscrições abertas para o processo seletivo de Mestrado em Direito Empresarial e Cidadania. O prazo termina no dia 20 de junho e os candidatos podem se inscrever gratuitamente no site https://estude.unicuritiba.com.br/inscreva/10740.

O resultado das inscrições deferidas será divulgado no dia 24 de junho. A prova, o envio de pré-projetos e as entrevistas ocorrerão em julho. As aulas começam no dia 12/8. O edital com todos os detalhes e o cronograma está disponível em https://cdn-estude.unicuritiba.com.br/app/uploads/2022/05/10110601/UniCuritiba-EDITAL-N.-005-PROCESSO-SELETIVO-MESTRADO-2022.pdf.

O Programa de Mestrado e Doutorado em Direito Empresarial e Cidadania do UniCuritiba conta com 16 professores permanentes, além de docentes visitantes estrangeiros, convidados brasileiros, convênios, parcerias internacionais e oferece dupla certificação com a Universidade de Girona, na Espanha.

A coordenadora do Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD) do UniCuritiba, professora doutora Viviane Coelho de Selos-Knoerr, diz que a proposta do mestrado é construir um diálogo permanente entre cidadania e direitos fundamentais. “O foco está na incorporação de temas como ética, efetividade, responsabilidade social e inclusão nos conteúdos de Direito Empresarial”, explica.

Atualmente, o programa de mestrado do UniCuritiba segue três linhas de pesquisa: Obrigações e Contratos Empresariais – Responsabilidade Social e Efetividade; Atividade Empresarial e Constituição – Inclusão e Sustentabilidade e Direito Penal Econômico e Conformidade.

Segundo a coordenadora, é crescente o número de dissertações que são publicadas como livros ou apresentadas em congressos. “É grande também o número de docentes nas instituições de ensino superior públicas e particulares que fizeram o mestrado conosco.”

Entre 2010 e 2020, o percentual de mestres lecionando na rede privada de ensino subiu de 43,1% para 47,7% no Brasil, de acordo com o Censo da Educação Superior divulgado pelo INEP. A meta do Plano Nacional de Educação é ampliar a quantidade de profissionais com mestrado e doutorado no corpo docente de instituições de ensino superior para 75%, sendo 35% doutores.

Além da vida acadêmica, há egressos do PPGD do UniCuritiba atuando no poder judiciário (tribunais, juízes e desembargadores), no Ministério Público, no Poder Legislativo, em cargos do Executivo, em estatais e em empresas privadas e escritórios de advocacia. “Nós também acompanhamos os egressos e auxiliamos na carreira acadêmica, seja para ingresso no quadro de docência do ensino superior ou mesmo para quem tem vocação científica e prefere a área de pesquisa”, conta Viviane.

Serviço

Sobre o UniCuritiba

Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais. Conta com mais de 40 opções de cursos de graduação, em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, à disposição dos seus mais de 6 mil estudantes, com dois campi (Milton Vianna Filho e Pinheirinho) e mais de 60 laboratórios. Com professores mestres e doutores que possuem vivência prática e longa experiência profissional, o UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.

Receba os melhores conteúdos e fique por dentro de tudo