O NAPI (Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Inclusão) tem como objetivo principal auxiliar na construção de um ambiente inclusivo fundamentado nos princípios da diversidade, da solidariedade, do diálogo e do respeito às diferenças. Desta forma, buscamos garantir um convívio harmônico, produtivo e saudável entre todos da nossa comunidade acadêmica.

O NAPI desenvolve ações, serviços, projetos e programas ligados a 3 pilares de atuação:

  • Eu Sou – Promover  aos estudantes acolhimento e desenvolvimento emocional visando a sua melhor aprendizagem e realizando encaminhamento para atendimento psicológico na rede parceira, quando necessário;
  • Eu Respeito – Contribuir para a construção da cultura inclusiva na instituição, fomentando o respeito à diversidade, aos direitos humanos e à cultura da paz;
  • Eu Aprendo – Oferecer suporte psicopedagógico a todos os estudantes visando à melhoria do aprendizado e/ou à redução de barreiras à aprendizagem e à participação no ambiente acadêmico. Especificamente em relação ao estudante com deficiência, realizar acompanhamento durante toda a sua trajetória acadêmica, garantindo sempre a sua inclusão desde o vestibular.

Se você se interessou e/ou quer conhecer melhor o trabalho do NAPI, agende um atendimento!

Você será encaminhado à página de agendamento e deverá selecionar o dia e horário de sua preferência, conforme disponibilidade indicada. Os atendimentos são realizados pelo aplicativo Microsoft Teams e, quando necessário, presencialmente.

Realize o agendamento para o seu atendimento clicando AQUI.

Disponibilizamos aqui documentos e materiais de orientação e desenvolvimento psicopedagógico aos estudantes:

No dia 09/11 conversamos sobre a cocriação de ambientes mais inclusivos, saudáveis e produtivos. Como você pode contribuir para que os ambientes sejam ainda mais inclusivos? Será que a inclusão já é uma realidade em todos os contextos? O que podemos fazer para melhorar?

Tivemos a participação da Patrícia Costa da Silva, graduada em Psicologia e Mestre em Psicologia Social, que atua como docente e psicóloga no NAPI da Uniritter. E contamos com a mediação de Isabella D’Avila, graduada em Psicologia, mestranda em Educação e líder NAPI UniBH.

Caso você não tenha conseguido participar ou queira rever a live, clique aqui.

#NAPI #CRCD


No dia 26/10, às 18h, conversamos sobre como as ações afirmativas, dentro e fora das organizações, assumem papel relevante à sociedade brasileira, no combate às desigualdades históricas do nosso país, e como para alcançarmos a inclusão social, precisamos ir além das oportunidades de trabalho.

Contamos com a participação de Débora Elianne, Psicóloga clínica e social e com Mestrado em Psicologia da Educação pela PUC/SP, que atua com práticas compromissadas com a igualdade racial e de gênero.

Participou também, Marcus Bomfim, relações-públicas e consultor em comunicação e diversidade, Doutorando em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense.

A mediação foi feita por Jancleide Texeira Góes, Mestra e Doutoranda em literatura e cultura, professora no curso de Medicina da AGES e Coordenadora de projetos de extensão e pesquisa em Diversidade na Ânima Educação.

Caso você não tenha conseguido acompanhar ou tenha interesse em rever esta live, basta acessar aqui.


No dia 19/10/21, a live do #SeLiga falou sobre o Cyberbullying a partir de uma abordagem preventiva e de autocuidado que beneficia a saúde mental e o processo de aprendizagem.

Com a participação de Ana Izabel Lima, doutora em Psicologia e professora no curso de graduação em Psicologia da UnP, e mediação de Jonas Raimundo Periarde, psicólogo do NAPI da UnP.

Caso você não tenha conseguido participar, assista aqui.

#NAPI #CRCD


Pensando em tornar o processo de aprendizagem mais tranquilo e prazeroso, o Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Inclusão – NAPI elaborou o Programa de Apoio à Aprendizagem.

A iniciativa vai promover quatro encontros, que vão abordar temas que envolvem a aprendizagem, com o propósito de apresentar dicas e ideias que podem ajudar no dia a dia do estudante.

Os encontros terão duração de uma hora, com início às 17h30, e serão conduzidos pelas psicólogas Daniela Jungles e Mirian Ricardi. Os participantes receberão certificado para validar como horas complementares. Faça sua inscrição aqui.

Participe!


No dia 28 de setembro aconteceu a live “Diversidade e Inclusão como Propulsoras da Criatividade e Inovação” e com ela tivemos a oportunidade de conhecer como ambientes com diversidade e inclusão podem impactar positivamente os negócios e suas consequências.

Com participação de Tânia Chaves, especialista em comunicação e analista de diversidade e inclusão na Ânima Educação e com a mediação de Welder Rodrigo, graduado em psicologia, mestrando em educação: conhecimento e inclusão social e líder do NAPI UNA Cidade Universitária e Pouso Alegre.

Se você perdeu, lhe convidamos a assistir à gravação aqui.


No dia 21/09, tivemos a live do #SeLiga “Autocuidado para uma boa aprendizagem” com o Professor Rafael Ávila e com a mediação da Professora Camila Cândido.

Se você não conseguiu acompanhar ou gostaria de revisar o tema abordado, clique aqui.


#DescriçãoDaImagem: Texto NAPI apresenta: live #SeLiga. Abaixo dele título da live, data, horário e nome e currículo da convidada e mediadora, acompanhados das respectivas fotos de rosto. A convidada Patricia, do lado esquerdo, tem o cabelo curto e está sorrindo, com blusa rosa, gola branca. A mediadora Ana Paula, do lado direito, tem cabelo no ombro e está de blusa branca. Logo da instituição no topo e logo do Ecossistema Ânima no rodapé.

Que tal aprender mais sobre a gestão de tempo nos estudos?

No dia 14/9, tivemos mais uma live. A Professora Patrícia Costa da Silva, mestre em Psicologia Social, professora de Psicologia da UniRitter e psicóloga no NAPI UniRitter, falou sobre o assunto.

A live do #SeLiga também contou com mediação de Ana Paula Rios, graduada em Pedagogia, especialista em Psicopedagogia e líder do NAPI UMA.

Se você não conseguiu assistir ou gostaria de revisar o tema abordado, clique aqui.


#DescriçãoDaImagem: fundo com duas cores, com texto informativo sobre a disponibilidade e acesso aos cursos do Programa de Nivelamento. Do lado direito deste texto, um estudante, cabelo curto, sorrindo, segurando o seu notebook. No canto superior esquerdo marca da Ânima e no rodapé marca da instituição e do Programa de Nivelamento.

E aí, já se inscreveu?

Os cursos do *Programa de Nivelamento 2021.2 seguem disponíveis no Ulife*. Uma oportunidade para você revisar conteúdos fundamentais na sua formação e potencializar seu conhecimento, suas habilidades e suas competências.

Ah, e tem mais: todos os cursos oferecem certificado e podem ser utilizados como carga horária para atividades complementares.

Acesse já seu *Ulife > Campus > Programa de Nivelamento*, e confira as opções disponíveis e informações sobre cada curso.

Aproveite!


#DescriçãoDaImagem: Texto NAPI apresenta: live #SeLiga. Abaixo dele título da live, data, horário e nome e currículo da convidada e mediadora, acompanhados das respectivas fotos de rosto. A convidada Patricia, do lado esquerdo, tem o cabelo curto e está sorrindo, com blusa rosa, gola branca. A mediadora Ana Paula, do lado direito, tem cabelo no ombro e está de blusa branca. Logo da instituição no topo e logo do Ecossistema Ânima no rodapé.

No dia 24 de agosto, Patrícia Costa da Silva, mestre em Psicologia Social, docente de Psicologia da UniRitter e psicóloga do NAPI UniRitter, e Ana Paula Rios, graduada em Pedagogia, especialista em Psicopedagogia e líder do NAPI Una (Vetor Norte e interiores), promoveram um bate-papo sobre as principais estratégias para melhorar a aprendizagem.

Se você não conseguiu assistir ou gostaria de revisar o tema abordado, clique aqui.